Saúde | Primeiro mutirão do Opera Tocantins de 2020 em Araguaína contempla 25 pacientes

0
239

No último final de semana, o Hospital de Referência de Miracema do Tocantins realizou o seu primeiro mutirão do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), o Opera Tocantins, deste ano. A ação contemplou 25 pacientes, devidamente regulados na lista de cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS), nas especialidades de ginecologia e urologia.

Os pacientes atendidos são dos municípios de Miracema, Miranorte, Lajeado, Recursolândia, Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Pedro Afonso e Palmas e realizaram cirurgias de histerectomia, laqueadura tubária, perineoplastia, miomectomia, postectomia, vasectomia e varicocele.

A equipe responsável pelos procedimentos foi composta pelos cirurgiões Luciano Rodrigues do Amaral (ginecologista), Paulo Lázaro Lacerda de Freitas (ginecologista), Danillo Tavares Maranhão de Morais (urologista), Pedro Paulo Abrão de Oliveira (médico auxiliar), Jobel de Souza Egito (médico auxiliar) Karine (médica auxiliar), e Paulo Márcio (anestesista), além da equipe de enfermagem, maqueiros e pessoal da limpeza.

A diretora geral da unidade, Maria da Penha Bandeira, reforçou o compromisso da unidade e afirmou que “não medimos esforços para que mensalmente venhamos a atingir a meta estipulada para os procedimentos eletivos, sempre primando pela excelência no atendimento e segurança do paciente”, destacou.

Julieta Sousa Milhomem, de Miracema do Tocantins, passou por procedimento e aprovou o atendimento. “Graças a Deus estou sendo bem atendida, agora só esperando alta para me recuperar em casa”, ressaltou.

Opera

O Opera Tocantins foi instituído pela Lei Estadual Nº 3.369, sancionada em 04/07/2018. O Programa objetiva a diminuição das filas de cirurgias eletivas com realização deste tipo de procedimento em horários diferenciados (noite, finais de semana e feriados), quando os centros cirúrgicos tem menor movimentação.

Fonte: Ascom Secretaria da saúde.