Tocantins deve receber mais 32.190 doses de vacinas na madrugada desta quinta (1º)

0
71

Remessa tem imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer. Governo do Tocantins diz que municípios poderão ampliar públicos prioritários com o novo lote. Doses da Pfizer devem chegar ao Tocantins durante a madrugada
Divulgação/Mariana Ferreira
O Governo do Tocantins informou que espera receber uma nova remessa de vacinas na madrugada desta quinta-feira (1º). Neste lote, haverá imunizantes de dois laboratórios. São 24 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz e mais 8.190 doses da Pfizer/Biontech. A distribuição aos municípios ainda deve demorar alguns dias porque todo o material será verificado e contado na Central de Distribuição em Palmas.
A aplicação das vacinas é de responsabilidade das prefeituras, mas mesmo assim o governo disse esperar que haja expansão dos públicos-alvo da vacinação com a nova remessa. Segundo o Informe Técnico do Ministério da Saúde (MS) para esta remessa, todas as doses devem ser usadas como D1.
Entre os públicos que podem ser imunizados com estas vacinas, estão: servidores do Sistema Privado de Liberdade e População Privada de Liberdade, Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, Trabalhadores Industriais, Trabalhadores de Transporte Coletivo, Rodoviário, Passageiros Urbano e de Longo Curso e Pessoas de 59 a 55 anos.
As cidades que já tiverem atingido as metas dentro destes grupos, poderão ampliar a vacinação do público geral até os 18 anos.
Segundo o governo, o Tocantins vacinou 27,44% da população com D1, sendo aplicadas 436.367 doses e 9,14% com D2, ou seja, 145.292 pessoas já fecharam o ciclo vacinal, além das 6.181 pessoas que se vacinaram com o imunizante da Janssen de dose única, que totaliza 9,53% da população tocantinense vacinada.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins