Registros mostram meteoro se deslocando a 16m3 km por segundo. Parte dele pode ter atingido a Terra, em um local próximo à capital Oslo. Um meteoro iluminou o céu no sul da Noruega neste domingo
A Noruega registrou neste domingo (25) a queda de um meteoro que iluminou o céu brevemente e causou um forte ruído. Não há relatos imediatos de ferimentos ou danos.
Uma câmera em Holmestrand, ao sul da capital Oslo, registrou o momento em que uma bola de fogo cai do céu e explode em um flash brilhante, iluminando uma marina. A BBC informa que o meteoro se deslocou a 16,3 km por segundo.
Os primeiros relatos começaram a ser enviados a 1h da manhã, no horário local. O fenômeno chegou a ser visto a cerca de 393 km de Oslo, em Trondheim, cidade mais ao norte da Noruega.
Redemoinho de poeira interrompe jogo de futebol na Bolívia
Segundo especialistas ouvidos pela agência Reuters, parte do meteoro pode ter atingido a Terra, em um local não muito longe da capital.
A rede norueguesa Meteor afirma que os dados preliminares sugerem que ele pode ter caído em uma área arborizada conhecida como Finnemarka, 60km a oeste da capital.
Os vídeos e outros dados estão sendo utilizados para tentar definir locais de origem e destino do meteoro. “Isso foi uma loucura”, disse Morten Bilet, da Meteor.
“O que tivemos na noite passada foi uma grande rocha viajando provavelmente entre Marte e Júpiter, que é nosso cinturão de asteróides. E quando isso acontece, cria um estrondo, luz e muita empolgação entre nós (especialistas) e talvez algum medo entre outros”, disse Bilet.

Fonte: G1 Mundo


Compartilhar:

Deixe seus Comentario