Estiagem faz capivaras saírem de parque e ‘passearem’ por quadras de Palmas em busca de comida

0
25

Especialista explica que canteiros irrigados têm grama mais atraente para os animais neste período e por isso é mais comum vê-los nas ruas. Capivaras percorrem ruas de Palmas à procura de alimento; especialista explica
Os moradores de Palmas estão acostumados com a convivência com as capivaras no Parque Cesamar, mas estão surpresos nos últimos dias com a frequência com que os animais estão aparecendo fora do parque. As capivaras têm sido vistas em avenidas e até quadras que ficam no entorno do habitat natural delas.
Além dos passeios inesperados, a aparência destes animais também tem chamado atenção. Elas estão bem mais magras do que de costume. O biólogo Heguel Albuquerque explica que a situação não indica nenhum problema com as capivaras e é efeito do período de estiagem.
“Nós temos os parques e jardins sendo irrigados durante o ano todo. Então a grama fica mais viçosa [verde] neste período. É normal estes animais migrarem buscando essa vegetação mais verde para se alimentar”, disse ele.
A magreza das capivaras, segundo ele, é também em consequência das andanças da manada. “Uma oferta de alimento menor nesta época favorece uma migração maior. Então elas andam mais e consequentemente o gasto de energia favorece este tipo de característica delas”.
Apesar disso, ele alerta que os moradores devem resistir ao impulso de alimentar as capivaras ou de tocar elas de volta para o parque. “A pessoa deve ligar ou para o Corpo de Bombeiros, ou para a Polícia Militar, ou para a Guarda Metropolitana”.
Capivaras vivem no Parque Cesamar em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Capivaras saem por Palmas à procura de alimentos nessa época do ano
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins