Moradores de quadra em Palmas cobram a instalação de quebra-molas para reduzir acidentes

0
53

Acidentes são comuns, alguns até com morte, mas mesmo assim nenhuma medida foi tomada pelo município. Segundo os moradores, a espera dura 20 anos. Moradores da Arno 42 cobram instalação de quebra-molas; espera já dura 20 anos
Os moradores da Arno 42, antiga 405 Norte, afirmam que estão há mais de 20 anos pedindo a construção de quebra-molas em uma das principais alamedas da quadra. Os acidentes são comuns, alguns até com mortes, mas mesmo assim nenhuma medida foi tomada para controlar a velocidade no local.
O quebra-molas é um redutor de velocidade bem básico. Para passar por eles os motoristas têm que ir mais devagar e assim o trânsito fica um pouco mais seguro. Só que a construção dessas lombadas na Alameda 5 nunca aconteceu.
A via é uma grande reta que vai de uma entrada a outra da quadra. Também faz cruzamento com quase todas as alamedas e é um dos principais acessos a uma escola municipal. Quem mora na região tem medo de passar no local.
“Aqui já teve vários acidentes, inclusive, acidente com óbito. Eu tenho esperança de ainda ver uns quebra-molas aqui para o pessoal respeitar. É perigoso. Agora está retornando as aulas presenciais e na hora que está saindo da escola sabe como é criança, o pessoal parece que não respeita”, disse o porteiro Luiz Alves.
Moradores cobram construção de quebra-molas em rodovia
Reprodução/TV Anhanguera
Os moradores dizem que acidentes são comuns. Um dos mais recentes chegou a ser flagrado pelas câmeras de segurança de um mercado. As imagens mostram o momento em que uma moto e um carro se chocam em um cruzamento. Por pouco um segundo carro também não se envolveu na batida.
O Manoel de Sousa Pereira tem comércio há três anos e diz que já viu muitos acidentes, alguns mais graves. “Sempre o pessoal é para atravessar com 40, mas atravessa com 120. Nessa maneira. Dentro de uma quadra dessa não pode acontecer isso”, reclamou.
A comunidade diz ter procurado o poder público por várias vezes em busca de uma solução para o problema.
O que diz o município
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), informou que a demanda foi inserida no cronograma de ações da Superintendência de Obras Viárias para que, após averiguação da situação, sejam tomadas as medidas necessárias.
Também destacou a necessidade dos condutores continuem respeitando o limite de velocidade da via e as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins